quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Uma história em imagens

Marco Aurélio Marcondes
e a equipe de "Titãs - A Vida Até Parece Uma Festa"

O encontro da equipe de "Titãs - A Vida Até Parece Uma Festa" foi pautado pela qualidade técnica do documentário sobre uma das bandas mais importantes do rock brasileiro. Fã dos Titãs desde os anos 80, o diretor Oscar Rodrigues Alves contou que sempre quis fazer um filme que contasse a história dos Titãs mas com um formato não-convencional. Jornalista por formação, ele explicou que optou por "não contar uma história com entrevistas", mas histórias em imagens dos integrantes da banda de forma não-linear.

Das mais de 200 horas de material de arquivo reunidas durante seis anos de pesquisa, Oscar, que divide a direção de "Titãs..." com o vocalista Branco Mello, fez um filme de extrema qualidade técnica mesmo com um ponto que poderia desfavorecê-lo: o documentário é recheado de imagens antigas - boa parte delas, amadoras.

A produtora Maria Clara Fernandez afirmou acreditar que "Titãs - A Vida Até Parece uma Festa" deu uma importante contribuição ao cinema devido à técnica empregada no longa. Os finalizadores José Augusto de Blasiis e Paulo Saias relataram o tortuoso caminho para alcançar o resultado positivo, o que incluiu técnicas sofisticadas de recuperação de fotogramas como mudanças de mídia e correções de cor e ainda mixagem e limpeza do áudio de algumas gravações.

José Augusto parafraseou a banda para resumir o processo:
- O material desse filme é o melhor VHS de todos os tempos da última semana.


Mediador: Marco Aurélio Marcondes (Distribuidor - MovieMobz)
Debatedores: Oscar Rodrigues Alves (Diretor), Maria Clara Fernandez (Produtora), José Augusto De Blasiis (Finalizador e especialista em Cinema Digital), Paulo Saias (Finalizador)

Um comentário:

Thais disse...

Olá boa tarde, gostaria do contato da produtora Maria Clara Fernandez. Pode me ajudar
Grata
Thais Moraes