quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Retratos da realidade carioca


Falar da violência no Rio de Janeiro é pauta obrigatória nos jornais do país. Mas como é noticiar esses fatos, cobrir o estado extra oficial de guerra que a cidade vive? Para responder a essa questão, Guillermo Planel e Renato de Paula filmaram "Abaixando a Máquina", documentário que investiga o cotidiano dos fotógrafos dos principais periódicos cariocas. Os diretores do doc, fotógrafos dos jornais O DIA, Extra e O Globo e o professor da UFRJ Evandro Ouriques debateram o tema e a função social desses profissionais que são os olhos da sociedade.

Domingos Peixoto (O Globo), Severino Silva (O Dia), Wilton Junior (Agência Estado) e Berg Silva (O Globo) falaram sobre as dores da profissão e o papel do jornalismo na busca pela verdade na sociedade. Todos foram enfáticos ainda ao mencionarem que a realidade do trabalho do fotojornalista é dura, mas que o sentimento de dever cumprido é sempre recompensador.
- Como diz o poeta, a nossa dor não sai no jornal. Mas toda vez que nós pensamos em desistir, acontece alguma coisa que nos faz continuar - explicou Domingos, que tem 15 anos de profissão.

Para o professor Evandro, "Abaixando a Máquina" - já bastante conhecido no circuito universitário - finalmente deu a oportunidade de a sociedade ouvir a voz dos fotógrafos.
- Um dos grandes méritos do filme é mostrar que o fotógrafo não é uma máquina de tirar fotos, mas um ser humano que se expressa através da fotografia.


Mediador: Evandro Ouriques (Professor e Coordenador do Núcleo de Estudos de Comunicação e Consciência – JPPS – UFRJ)
Debatedores: Guillermo Planel (Diretor e roteirista), Renato de Paula (Diretor), Domingos Peixoto (Fotógrafo O Globo), Severino Silva (Fotógrafo O Dia), Wilton Junior (Fotógrafo Agência Estado) e Berg Silva (Fotógrafo O Globo)

Nenhum comentário: