segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Trabalhando entre amigos

João Pimentel, Xico Chaves e Marco Abujamra

Um bate-papo entre amigos fechou o Cine Encontro desta sexta-feira (03/10). Os diretores de "Jards Macalé - Um Morcego na Porta Principal" e o artista plástico Xico Chaves conversaram informalmente sobre a concepção e a obra de um dos mais complexos artistas nacionais, o cantor, violonista e compositor Jards Macalé.

Ícone da contracultura, Jards Macalé esteve presente no nascimento dos mais marcantes movimentos artísticos da história recente do Brasil. A pluralidade do "Forrest Gump" brasileiro se traduziu em um longa de linguagem fragmentada mas que ainda assim tem cara de documentário. O jornalista João Pimentel - e também vizinho do autor de "Vapor Barato" - destacou a personalidade ímpar do amigo.
- Seria mais fácil fazer um filme sobre qualquer personalidade brasileira como o Caetano ou o Gil devido a diversidade de identidades que o "Macal" incorpora.

Além da arte pluralista de Jards Macalé, Xico Chaves e os diretores João Pimentel e Marcos Abujamra não esqueceram de questionar a força política que o compositor tem como porto de resistência às convenções e ao sistema social. Nem das divertidas histórias que recentemente envolveram Macalé, como o boato que surgiu na internet dando conta de sua morte ou ainda o fato de o também fundador do tradicional bloco Suvaco do Cristo ter aparecido na premiére do documentário usando um bigode para "não ser reconhecido", segundo suas palavras.
- A vida do Macalé é um circo - resumiu João Pimentel.


Mediador: Xico Chaves (Artista plástico)
Debatedores: Marco Abujamra (Diretor), João Pimentel (Diretor)

Nenhum comentário: