terça-feira, 7 de outubro de 2008

Apenas o começo

Érika Mader, Matheus Souza e Gregório Duvivier

"A água é de graça, né?". Foi esse o tipo de declaração que pontuou o animado debate de "Apenas O Fim", uma das revelações do Festival do Rio 2008. A pergunta capciosa é de Matheus Souza, diretor do primeiro longa-metragem totalmente produzido por alunos da PUC-RIO, um aficcionado por cultura pop que não hesitou em colocar muito de si em sua estréia no cinema.
- Tudo no filme é autobiográfico porque tudo é uma visão que eu construí sobre a vida.

A trama, uma simples história de amor que não dá certo, tem seus méritos na construção de um roteiro baseado em tiradas surpreendentes bem à moda de Richard Linklater ("Antes do Pôr-do-Sol") e Charlie Kaufman. O roteirista de "Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças" - que também esteve na programação do Festival do Rio com seu filme de estréia "Sinédoque, Nova York" -, é uma referência assumida de Matheus, que também assina o roteiro que começou a escrever quando ainda estava no 3º período da faculdade de cinema.

As três semanas divertidas de filmagem de "Apenas O Fim", que custou apenas 7 mil reais, no campus da PUC deram origem a muito mais que apenas um filme, mas a uma grande rede de amigos. Toda a equipe, formada por 40 alunos de cinema, comunicação, história, letras e design, virou uma grande família e isso foi bastante enfatizado pelos atores e pelo próprio público que encheu o Pavilhão do Festival - boa parte dele formado por esses novos amigos.
- Eles hoje são meus melhores amigos - resumiu Érika Mader, intérprete de Adriana.

"Apenas O Fim", elogiado por gente do calibre do diretor Domingos de Oliveira, já tem um futuro no circuito de exibição. Além de estar na Mostra São Paulo de Cinema, o longa do estreante Matheus Souza vai ser distribuído pelo Grupo Estação.


Mediador: Sergio Motta (Coordenador de Teatro e Cinema do CCJF)
Debatedores: Matheus Souza (Diretor), Julia Ramil (Produtora), Érika Mader (Atriz), Gregório Duvivier (Ator)

Nenhum comentário: