quarta-feira, 1 de outubro de 2008

"A complexidade do turismo sexual"

O debate sobre o documentário “Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado” foi marcado pelo tema racismo e preconceito. A escritora Cidinha da Silva lembrou que o bairro sede do Pavilhão do Festival, a Gamboa, era há alguns séculos um cemitério clandestino de negros.

O filme faz um caminho do turismo sexual tendo como ponto de partida o Brasil e desaguando na Europa - existem países no continente com índice de prostituição de brasileiros que ultrapassam os 60%. O documentário nasceu a partir do contato do diretor Joel Zito Araújo com a UNICEF e ONGs de apoio a mulheres exploradas sexualmente. Para Joel, o mais chocante durante a pesquisa foram os casos de tráfico internacional e exploração de crianças e adolescentes.

- "Cinderelas, Lobos e Um Príncipe Encantado" é um documentário sobre a complexidade do turismo sexual, que é um fenômeno que ultrapassa a sexualidade e esbarra em outros temas da sociedade - resume.


Mediador: Joel Zito Araújo (Diretor do filme)
Debatedores: Luis Carlos Alencar (Assistente de Direção), José Carvalho (Pesquisa e co-autoria do texto) e Cidinha da Silva (Escritora)

Nenhum comentário: