segunda-feira, 6 de outubro de 2008

A cura para chagas cotidianas

Pedro Strozenberg, Alfredo Sabbagh, Estevão Ciavatta
Roberto Flores, Damian Platt e Rodrigo Pimentel

A violência urbana voltou a ser assunto no Cine Encontro. O diretor Estevão Ciavatta ("O Veneno..."), o responsável pela produção colombiana "Feridas" Roberto Flores, o produtor e diretor do Centro de Audiovisual da Universidad del Norte Alfredo Sabbagh, o escritor Rodrigo Pimentel e o especialista em Direito Público Pedro Strozenberg falaram na última sexta-feira (04/10) sobre um dos piores pesadelos do carioca: o estado de guerra em que a cidade vive há anos.

Estevão Ciavatta e o colombiano Roberto Flores traçaram comparativos entre a realidade da guerrilha urbana do Brasil e da Colômbia. Flores falou da difícil situação político-social enfrentada por seu país, que há mais de 50 anos convive diariamente com o conflito armado entre militares e guerrilheiros. O diretor de "Feridas" também revelou que seu longa de ficção não foi bem visto no país por tratar dos combates e que esse seria um dos fatores que contribuem para a manutenção do conflito - a sociedade colombiana ainda reluta em falar do assunto.

Estevão Ciavatta comparou os dois países e lembrou que as políticas brasileiras de segurança pública são muito diferentes das colombianas e que, apesar dos recentes bons resultados, Bogotá e Medellín, as cidades retratadas em seu "O Veneno...", não são ilhas de segurança.
- Acho que foi o lugar mais perigoso que já fui na vida.

O escritor e capital reformado da PM Rodrigo Pimentel fez duras críticas à polícia brasileira e também à própria sociedade brasileira que apóia a política de enfrentamento do Estado sem perceber que a violência tem raízes mais profundas.
- No Rio, as pessoas estão aplaudindo uma cultura da morte. Mas essa polícia que aplaudimos começou a nos atingir também. Somos culpados por ela.


Mediador: Pedro Strozenberg (Especialista em Direito Público)
Debatedores: Estevão Ciavatta (Diretor - "O Veneno e O Antídoto"), Roberto Flores ("Feridas"), Alfredo Sabbagh (Produtor - "Feridas"), Damian Platt (AfroReggae) e Rodrigo Pimentel (Escritor e roteirista)

Nenhum comentário: