terça-feira, 30 de setembro de 2008

"Só 10% É Mentira" e a poesia icônica de Manoel de Barros

Marcio Paes, Minon Pinho e Pedro Cezar


Imagem e poesia foram o centro das atenções no debate do documentário "Só 10% é Mentira". No longa, o diretor e também escritor Pedro Cezar se focou na vida e obra do poeta Manoel de Barros, uma de suas grandes influências. Leitor do sulmatogrossense desde 1997, Pedro se disse motivado a filmar a história do autor por ser muito prazeroso falar de personalidades que ele admira, citando ainda o seu próximo projeto, um documentário sobre o surfista Fábio Gouvea.

"Só 10% É Mentira" é uma espécie de viagem imagética pela obra do autor de "Poemas Rupestres". Por isso, um dos pontos fortes do documentário é a fotografia. O diretor de arte Marcio Paes contou no bate-papo que não havia outro caminho para tratar do rico universo do poeta que não fosse por uma construção de imagens mentais. Esse foi o mote para que Pedro e Marcio concebessem um longa lírico e cativante.

- Nosso desafio era fazer um filme de poesia sem ser cabeçudo, mas também não queríamos ser meros ilustradores da poesia do Manoel - explicou Marcio.


Mediador: Minon Pinho (Produtora e Consultora Cultural e Sócia da Casa Redonda Produções)
Debatedores: Pedro Cezar (Diretor), Angélica Coutinho (Produtora Cultural) e Márcio Paes (Diretor de Arte)

Nenhum comentário: