segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Deficiência visual em pauta no Cine Encontro


Um debate sobre o documentário "Sentidos à Flor da Pele" abriu o segundo dia do Cine Encontro. O diretor Evaldo Mocarzel ("Do Luto a Luta") falou sobre a possibilidade de fazer um filme sobre um assunto delicado como o dos deficientes visuais.

Uma das curiosidades do encontro foi a participação – como assistente de câmera - de um jovem que possui visão monocular, ou seja, enxerga apenas com um dos olhos. O diretor afirmou que, nesse caso, queria trabalhar mais o fato de os outros sentidos estarem mais aguçados após a perda da visão.

Ethel Rosenfeld, uma das personagens do documentário, comentou o quanto é difícil - "É como o fim do mundo" - para um portador de baixa visão perdê-la totalmente, já que, mesmo enxergando pouco, ele ainda não é totalmente cego.

Sobre a possibilidade de uma nova produção dialogando com outras formas de deficiência, Evaldo revelou sua dificuldade de fazer filmes que não tenham uma ligação pessoal com ele.


Mediador: Joel Pizzini (Cineasta)
Debatedores: Evaldo Mocarzel (Diretor), Ethel Rosenfeld (Personagem do documentário) e Marcelo Moraes (Idealizador do documentário)

Nenhum comentário: